8 previsões de cibersegurança para 2021

Os acontecimentos de 2020 proporcionaram muitas mudanças e desafios para as Organizações, principalmente com relação a adoção do teletrabalho e a transformação digital.

Confira 8 velocidade de cibersegurança para este ano e como o VaultOne pode fortalecer a segurança digital da sua Companhia:

O que você vai ver neste post

1. Continuação do trabalho remoto

Esta é uma tendência que veio para ficar. Segundo levantamento da FIA (Fundação Instituto de Administração) , aproximadamente 94% das empresas brasileiras declararam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office .

Com a facilidade de poder trabalhar onde quiser, como empresas que podem contratar profissionais de qualquer parte do mundo, expandindo seu banco de talentos; além disso, diminuirão os custos com locação de imóveis para escritório, condomínio, luz, IPTU etc.  

Espera-se, inclusive, que a experiência do home office, juntamente com os custos menores e as novas tecnologias de comunicação, impulsionem a criação de uma legislação incentivando esta modalidade de trabalho.

2. Segurança de nuvem: elemento essencial da estratégia

O antigo perímetro morreu. Com o teletrabalho em vigor, a nuvem se tornará parte essencial do DNA da cibersegurança, afinal, os dados essenciais estar protegidos e devolvidos para as pessoas onde quer que elas devam.

3. Um crescente aumento de ataques

A mobilidade facilitou a exposição das vulnerabilidades das Organizações, encorajando as investidas dos atacantes, que viram nas redes domésticas, mais frágeis e desprotegidas, uma oportunidade para invadir os dispositivos corporativos, e através deles, comprometer as redes das Companhias.

4. Acesso remoto: benefício ou brecha ?

As diversas formas de acesso remoto , como o Remote Desktop Protocol (RDP) e a Virtual Private Networking (VPN ) também viraram focos dos hackers, bem como as falhas de segurança de dispositivos com sistemas operacionais sem suporte do fabricante, como o Windows 7 e o Windows Server 2008 e 2012.  

5. Ataques inteligentes e ferramentas de análise avançada

A complexidade dos requererá que as empresas combinem tecnologias diversas para detectar e corrigir e usuários de risco de forma proativa, através do estudo do comportamento aliado de algoritmos de aprendizado de máquina.

6. Automatização de Busca de Phishing

O phishing, prática criminosa que consiste no envio de e-mails maliciosos, com um conteúdo altamente convincente sobre o alvo (indivíduo ou empresa), evoluiu.

Apesar de ser uma atividade com alto retorno para os hackers, exige processos manuais, demorados e relevante investimento.

O update é uma associação desta tática com ferramentas que automatizam os aspectos manuais das investidas e combinam com a verificação de dados das redes sociais e sites, possibilitando ao invasor enviar pontos de e-mails personalizados, com o aspecto de selecionado.

7. LGPD e o monitoramento do usuário

A visibilidade e proteção de dados continuarão a ser extremamente relevantes para as empresas neste ano, principalmente em relação a impedir o vazamento de dados, necessitando de ferramentas que façam o monitoramento em tempo real das atividades dos usuários.

8. Roubo de Identidades

De acordo com pesquisas do segmento, uma em cada cinco pessoas no Brasil já foi vítima deste crime , equivalente a 24,2 milhões de afetados em todo o país. Os danos variam de mil a milhões.

 

 

A VaultOne oferece segurança de acesso privilegiado, gerenciando identidades e armazenando como senhas em seu cofre digital de forma segura.

A plataforma evita violações de dados originadas de abuso de privilégios, roubo de credenciais e invasões por acesso remoto.

 

Fale com nossos especialistas e conheça tudo que a VaultOne pode fazer por seu negócio.